A cidade de Mâcon, baseada na rota que ligava Lyon à Alemanha durante a antiguidade, antes de ser chamada desta forma, foi nomeada de Matescense por Gregório de Tours, no século VI, o que explica a escolha do nome deste vinho.
A gama Matescence com seus rótulos coloridos e modernos e os seus vinhos decididamente frutados, foram criados com o desafio de ligar a história dos Mâconnais aos séculos passados.
As uvas 100% Chardonnay utilizadas no Matescense são cultivadas sob a certificação HVE 3, o mais alto nível de certificação High Value Ambiental, nos vinhedos de Mâconnais, com terreno ideal para o cultivo desta uva, formado por argila e calcário, em encostas voltadas para o sudoeste e com vinhas com mais de 50 anos de idade.
Após a colheita as uvas passam por uma prensagem pneumática muito suave. A vinificação é realizada em cubas de inox com temperatura controlada para manter a temperatura em torno de 17°C, com o objetivo de preservar todos os aromas do Chardonnay.
Após a fermentação o vinho passa por um estágio sobre suas borras finas de forma a engrandecer todo o potencial do vinho até ao engarrafamento.
Sua cor é de um amarelo intenso, brilhante com nuances douradas. No nariz é possível notar um frescor agradável, com aromas de acácia, pera e cítricos, evocando aos nossos sentidos uma torta de limão. Na boca tem um bom volume e uma estrutura rica e redonda.
O Matescense Blanc é um vinho muito versátil. Combina muito bem com aperitivo como verrines de salmão, bolinhos de abobrinha e queijo de cabra. Também harmoniza bem com ceviches, peixes ou aves assadas, massa folhada com queijo ou mesmo saladas mistas.