O Langhe Nebbiolo 2022 da Tenuta Cucco
Langhe é a região piemontesa de maior prestígio. Seus vinhedos possuem relevo tão acidentado que lembram anfiteatros e possuem visuais tão espetaculares que foram tombados como Patrimônio Universal pela Unesco.
Seu solo de calcário branco, arenoso e de baixa acidez é ideal para o plantio das videiras.
Além de ser conhecida pela alta qualidade de seus vinhos, sua culinária regional, com as saborosas trufas brancas de Alba, é excepcional.
A Nebbiolo é a uva emblemática e a variedade mais tradicional da região, principalmente pois é a uva utilizada na produção dos famosos Barolos e Barbarescos, por isso foi a uva escolhida para este vinho que possui uma leve acidez, um toque adocicado e taninos presentes, mas sutis.
Para a sua produção as uvas recém colhidas são desengaçadas e prensadas suavemente, sendo posteriormente fermentadas em cubas de aço a 24° C durante 4 dias para realçar plenamente os aromas primários característicos da Nebbiolo. A fermentação branca (sem as cascas das uvas) ocorre a uma temperatura de 22°C, seguida da extração e a fermentação malolática.
O amadurecimento ocorre em cubas de aço, em temperatura constante, até a fase de engarrafamento, que ocorre entre abril e maio. É um vinho que “não toca” na madeira em nenhuma parte do processo, fazendo com que este vinho seja muito limpo e puro, mostrando todas as características desta incrível uva.
De cor vermelha granada fraca, após alguns minutos no decanter, aparece o aroma intenso e persistente de flores, como rosas e violetas, e frutas recém colhidas, como groselha preta e cerejas pretas, com um toque de cacau. Na boca existe uma sensação de vivacidade, temperada por uma certa doçura, da própria fruta e taninos sutis.
Melhor servido entre 16 e 17 ° C.
Harmonização: Um vinho que acompanha muito bem charcutaria italiana e queijos, ou massas, como tagliatelle, massa recheada ou espaguete com molho de carne.