Chateau Grand Puy Lacoste

Chateau Grand Puy Lacoste

2017

Valor

R$2.335,00

   

50 em estoque

-
+

Descrição

Entre os vinhos de Pauillac, Grand Puy Lacoste é considerado “um grande clássico”, capaz de alinhar seu caráter consistente com o espírito de cada safra.

O blend do Grand-Puy-Lacoste na safra de 2017 é dominada por Cabernet Sauvignon (80%) permitindo que o terroir expresse o caráter e charme dos Cabernets esplêndidos desta região. O vinho tem uma cor rubi profunda e brilhante. O buquê libera aromas de frutas vermelhas maduras, violetas e especiarias, que são complementados por uma mineralidade fresca e atraente. No paladar, logo de início é preciso, limpo e longo, com taninos maduros e redondos. No geral, este é um vinho de grande equilíbrio, aliando charme, elegância e frescor. É aromático, com um retrogosto extremamente pura.

Este 2017 quebra o molde de safras terminando em “7” pois demonstra a riqueza de expressão do maravilhoso terroir de Pauillac, combinando equilíbrio, frutas refinadas e taninos maduros.

O Chateau Grand Puy Lacoste

O Blend: 80% Cabernet Sauvignon – 20% Merlot

Vinhedos: total de 90 hectares de vinhedos, sendo 58 deles maduros e disponíveis para produção

Idade média dos vinhedos: 38 anos de idade.

Colheita: 100% colhido a mão, com duas seleções sucessivas, a primeira antes e a segunda após o do processo de desengace.

Envelhecimento: Em barricas de carvalho francês (75% novas) por 16 a 18 meses, dependendo da safra.

 

“Esses caras muitas vezes entregam demais em anos desafiadores, e fizeram isso mais uma vez nesta safra de 2017. Como era de se esperar, este Grand Puy Lacoste é excepcional, um verdadeiro sucesso, suculento e cuidadosamente extraído. Tem peso e impacto, com a característica tânica de pauillac e grande presença. É um dos meus vinhos preferidos desta safra, e uma compra imperdível. As frutas pretas equilibradas, esculpidas e suculentas entregam a personalidade e o estilo de assinatura deste grande vinho. Beber entre 2025 – 2038”

Jane Anson, Decanter.com, Abril 2018

Produtor:

Uma das propriedades mais antigas do Médoc, o Chateau Grand Puy Lacoste possui uma rica história. O seu senso de ser e seus valores, perpetuados ao longo do tempo, o tornam realmente especial. Além disso, o caráter de seus proprietários, com grande dedicação à qualidade, o tornou um chateau único.

Grand-Puy-Lacoste não pertence a uma grande corporação. Ele continua sendo da família Borie, que é dona da propriedade desde 1978. Jean-Eugène Borie, que amava o Médoc e suas videiras, comprou a propriedade e confiou a gestão ao seu filho mais velho, François-Xavier, que gradualmente renovou o castelo e suas instalações vinícolas e, principalmente, preservou seu espírito.

François-Xavier Borie cresceu, junto à sua família, na conhecida vinícola Ducru-Beaucaillou, onde aprendeu a entender a natureza e seus ritmos. Hoje, sua filha mais velha, Emeline, trabalha ao seu lado e, juntos, preparam as novas gerações para perpetuar toda a história desta vinícola de grande reputação.

Antes da família Borie o vinícola pertenceu a uma mesma família desde o século 16. Neste período houve diversas trocas de nome, porém o grande objetivo sempre foi o mesmo: Produzir um vinho de altíssima qualidade.

Ao longo do tempo essa reputação foi crescendo e tornou-se “oficial” com a famosa classificação de Bordeaux 1855, quando foram uma das 61 propriedades classificadas com as de melhor qualidade de toda a região.

Sabemos que após a classificação de 1855, diversas vinícolas classificadas ampliaram suas propriedades anexando os vinhedos Cru Bourgeois de propriedades vizinhas, porém Grand-Puy-Lacoste permaneceu com seus 90 hectares de vinhedos estritamente inalterados, uma ocorrência especialmente rara, fazendo com que sejam diferentes de qualquer outro vinhedo da região

O Estilo do Grand Puy Lacoste

Os vinhos são a expressão de seu terroir, seu clima e suas uvas, mas também carregam a marca de quem o fez. Assim, enquanto mostra o maior respeito pelos dons da natureza, François-Xavier Borie se referirá orgulhosamente à “assinatura” de Grand-Puy-Lacoste, que é evidente em degustações verticais.

O vinho têm uma cor linda e profunda, os aromas são muito puros e complexos, sutis e refinados. Dependendo da safra, a primeira impressão pode ser de frutas ou flores maduras, muitas vezes torradas, especiarias e baunilha… Com o tempo desenvolve um caráter notavelmente completo e rico.

Na boca se é atingido por sua elegante individualidade, desde a primeira impressão até os últimos momentos de um final que proporciona prazer contínuo e sutilmente mutáveis. Os sabores suportam e amplificam suas sensações aromáticas com uma grande variedade de frutas, particularmente cassis que se desenvolve com a idade. Os vinhos são bem construídos, com uma poderosa estrutura tânica que nunca perde sua suavidade sedosa.

A quarta dimensão do Grand-Puy-Lacoste é o tempo. Por natureza, um vinho para um longo envelhecimento precisa entre oito e dez anos para revelar todo o seu potencial, unindo poder e harmonia. Cada safra se desenvolve plenamente após um período correspondente ao seu perfil.
“A paciência é recompensada com aromas complexos de frutas secas, tabaco de Havana e madeira de cedro, taninos lisos e um acabamento aromático excepcionalmente longo”
Markus del Monego, eleito melhor sommelier do mundo em 1998.