O Barolo DOCG Cerrati 2011 da Tenuta Cucco:
O Barolo do famoso vinhedo Cerrati, onde Roberto Voerzio produzia um de seus principais vinhos, hoje é um exclusivo monopólio comercial da Tenuta Cucco.
O Barolo DOCG Cerrati é nascido na região de Serralunga, onde os produtores mais importantes da Langhe possuem parcelas: Gaja, Giacomo Conterno, Bruno Giacosa, Massolino e, obviamente, a Tenuta Cucco.
Em Serralunga há mais calcário do que em qualquer outra sub-região, por isso, dentre todos os terroirs de Barolo, é o mais distinto e mineral. O solo muito antigo e rico em arenito resulta em vinhos de grande estrutura, encorpados e potentes, com taninos bem marcados e alta complexidade permitindo que sejam guardados por muitos anos.
As uvas Nebbiolo, assim que colhidas, são desengaçadas, prensadas e deixadas para pré-fermentar em pequenas cubas, durante 72 horas a uma temperatura de 10° C, de forma a destacar as características deste vinhedo. Segue-se a fermentação, com maceração suave, a uma temperatura de 16° C.
Em seguida, é feita a fermentação malolática e o vinho estará pronto para ser transferido para o processo de amadurecimento.
Para esta etapa o vinho permanece 12 meses em pequenas barricas de carvalho francês e depois completa o seu amadurecimento em barricas tradicionais por mais 12 meses, até atingir o seu pico de sabor e equilíbrio. Em seguida, é engarrafado, onde amadurece por pelo menos 6 meses antes de ser comercializado.
Notas de prova: O Barolo do vinhedo Cerrati tem aromas intensos que o torna em um vinho de meditação ideal. As notas florais são acompanhadas por um toque de menta e tomilho, em seguida emergem os elementos frutados de cereja e groselha preta recém prensada, seguidos por toques de ervas e cogumelo.
Melhor servido entre 16 e 18 ° C.
Harmonização: Um vinho com uma personalidade intensa, ideal com pratos de carnes com sabores marcantes, carne de caça em geral e ainda queijos duros e semi duros como o Grana Padano, Emmental ou Gruyere.