Localizado no leste do vale do Loire, a apelação de Coteaux du Giennois, ao norte de Sancerre, é uma região menos conhecida e que só virou uma AOC em maio de 1998, mas que produz vinhos brancos da uva Sauvignon Blanc bastante equilibrados e frescos, trazendo bastante as características do solo único da região, formado pelas rochas Silex e calcário.
Exibindo uma cor amarelo dourado, o Terre de Silex do Vignobles Berthier abre com um nariz típico, mesclando a precisão elegante do sauvignon com um caráter salino e mineral do solo formado por Silex.
No paladar é direto e intenso com mineralidade, bom corpo e uma presença incomparável.
A Jancis Robinson, famosa crítica de vinhos, prevê que o Terre de Silex possa ser uma das grandes estrelas do futuro e um vinho que pode valorizar bastante ao longo dos anos.
Veja aqui a matéria em que ela comenta sobre os possíveis vinhos cult do futuro.
Além disso a Wine Enthusiast fala que este vinho tem uma acidez, estrutura e um final intenso, que dá um caráter brilhante e vibrante ao vinho
AS CARACTERÍSTICAS DO COTEAUX DU GIENNOIS – TERRE DE SILEX
UVA: 100% Sauvignon Blanc.
TERROIR: 100% Silex.
VINIFICAÇÃO: Assim que chegam na vinícola, as uvas são delicadamente prensadas e o sumo repousa cerca de 36 horas. A fermentação alcoólica começa naturalmente a uma temperatura controlada de 15-18° C.
O vinho envelhece em suas borras finas por 12 meses.
HARMONIZAÇÃO: Um vinho para ser compartilhado com comidas, complexo e delicado, é uma ótima companhia para sushis, carpaccio de atum e queijos fortes.
SERVIÇO: Servir entre 8° e 10°C.