Vignobles Berthier

Terre de Silex

2021

Valor

R$295,00

87 em estoque

-
+

Descrição

Localizado no leste do vale do Loire, a apelação de Coteaux du Giennois, ao norte de Sancerre, é uma região menos conhecida e que só virou uma AOC em maio de 1998, mas que produz vinhos brancos da uva Sauvignon Blanc bastante equilibrados e frescos, trazendo bastante as características do solo único da região, formado pelas rochas Silex e calcário.

Exibindo uma cor amarelo dourado, o Terre de Silex do Vignobles Berthier abre com um nariz típico, mesclando a precisão elegante do sauvignon com um caráter salino e mineral do solo formado por Silex.

No paladar é direto e intenso com mineralidade, bom corpo e uma presença incomparável.

 

A Jancis Robinson, famosa crítica de vinhos, prevê que o Terre de Silex possa ser uma das grandes estrelas do futuro e um vinho que pode valorizar bastante ao longo dos anos.
Veja aqui a matéria em que ela comenta sobre os possíveis vinhos cult do futuro.

Além disso a Wine Enthusiast fala que este vinho tem uma acidez, estrutura e um final intenso, que dá um caráter brilhante e vibrante ao vinho

 

AS CARACTERÍSTICAS DO COTEAUX DU GIENNOIS – TERRE DE SILEX

UVA: 100% Sauvignon Blanc.

TERROIR: 100% Silex.

VINIFICAÇÃO: Assim que chegam na vinícola, as uvas são delicadamente prensadas e o sumo repousa cerca de 36 horas. A fermentação alcoólica começa naturalmente a uma temperatura controlada de 15-18° C.

O vinho envelhece em suas borras finas por 12 meses.

HARMONIZAÇÃO: Um vinho para ser compartilhado com comidas, complexo e delicado, é uma ótima companhia para sushis, carpaccio de atum e queijos fortes.

SERVIÇO: Servir entre 8° e 10°C.

Produtor

Nos anos 80, Jean-Marie Berthier se mudou para Sainte-Gemme-en-Sancerrois, a aldeia de sua esposa, onde construíram juntos o Domaine des Clairneaux. Em 1998 assumiram o Domaine de Montbenoit, em Coteaux du Giennois, um vinhedo que seu pai trabalhou por muitos anos e foi um dos primeiros viticultores a defender e iniciar esta denominação!

Da união destas duas vinícolas, em ambos os lados do Loire, nasce a Vignobles Berthier oferecendo várias denominações do Centre-Loire, Sancerre, Giennois e Pouilly-Fumé.

Em 2012, Clément (o irmão mais velho de Jean-Marie) assume a vinificação e comercialização dos vinhos, depois de passar 2 anos no Canadá e Estados Unidos, como mestre assistente de adega no Vale de Willamette.

No ano seguinte é a vez de Florian (seu irmão mais novo) voltar para casa após aperfeiçoar suas habilidades de vinificação na Borgonha, Nova Zelândia e Oregon. O jovem enólogo administra os 25 hectares de vinhedos cultivados de forma sustentável, sem herbicidas, pesticidas ou anti-botrytis, em diferentes terroirs, sendo a maioria composta de sílex, calcário e argilo-calcário.

Florian e Clément cultivam o solo com o objetivo máximo de destacar o terroir:
“Quando se trata de vinificação, fazemos o mínimo possível, pois 80% do trabalho é feito nos vinhedos. Todas as etapas do processo de vinificação são realizadas com muito cuidado para manter nossos vinhos com baixo teor de enxofre. Para nos ajudar a fazer isso utilizamos o CO2 naturalmente presente no vinho, que o protege da oxidação”.

Eles dizem ainda: “A vinificação não é nosso trabalho, mas nossa paixão. O importante para nós é aumentar o valor de nosso terroir para perpetuar o patrimônio familiar, porém com nosso toque de modernidade. É a partir deste sonho que nascem nossas colheitas de vinhos de vinhedo próprio: um Lugar, um Solo, um Vinho.”