O SAVIGNY LES BEAUNE 2018 DO DOMAINE CHAPUIS
Este vinhedo em Savigny les Beaune possui um solo especial, com maior presença de argila do que de calcário.
Os produtores costumam dizer que este é um solo “apaixonado” porque, depois da chuva, quando trabalham no vinhedo, a terra gruda em suas botas como um casal apaixonado que não se desgruda por nada.
Este solo bastante característico, junto com uma safra um pouco atípica por ter tido colheita um pouco antecipada, mas considerada muito boa pela qualidade de suas uvas, resultou em um vinho com uma bela tonalidade cor de cereja e um nariz que revela aromas de framboesas e groselhas. Na boca é fresco, bem estruturado e muito frutado. Pode-se também encontrar um toque de especiarias e pimenta branca.
VINIFICAÇÃO: Depois de colhidas, as uvas Pinot Noir são selecionadas, desengaçadas dos cachos e colocadas nos tanques de fermentação. São resfriadas a uma temperatura de 7° a 8° enquanto aguardam o final da colheita. Quando a colheita é finalizada, elevam a temperatura dos tanques para que se inicie a fermentação alcoólica, com as próprias leveduras. Durante a fermentação, que dura duas semanas, é feito o bombeamento para que tenha uma boa extração de sabor e cor das peles das uvas. O vinho é então transferidos para as barricas de carvalho, 15% novas, onde envelhece durante 16 a 18 meses, antes de serem engarrafados.
SERVIÇO: Servir entre 16° e 18°C