O Piemonte DOC Barbera 2020 da La Raia
O típico vinho tinto do Piemonte, o Barbera da La Raia tem o equilíbrio certo entre frescor e mineralidade.
As uvas Barbera são cultivadas no Piemonte desde os tempos medievais.
O vinhedo da La Raia dedicado à agricultura do Barbera possui um solo margoso e calcário, a cerca de 380 metros acima do nível do mar, posicionado voltado ao sul. As vinhas, que são cultivadas apenas com o método Guyot de acordo com a antiga tradição piemontesa, têm uma densidade de 4500 videiras por hectare, com 15 anos de idade média.
A colheita acontece entre o final de setembro e o início de outubro, quando as uvas estão perfeitamente maduras, apresentando alto teor de açúcar e uma boa acidez, típica da Barbera. As uvas são colhidas a mão e trazidas para a adega para a prensagem. Então o mosto inicia sua fermentação junto de sua casca, com leveduras naturais. A fermentação alcoólica continua lentamente por 15 dias e em seguida é feita a separação das peles, do líquido.
O vinho é mantido a uma temperatura de 20 °C por cerca de um mês, para que seja feita a fermentação malolática. Após algumas decantações, necessárias para tornar o produto mais límpido, o vinho é amadurecido em tanques de aço inoxidável.
De cor vermelho-rubi granada, o Piemonte Doc Barbera da La Raia tem um aroma intenso de flores, sugerindo rosas e pequenos frutos de mato. Na boca é volumoso, harmônico e com um final agradável e saboroso.
Harmonização: Sua simplicidade o faz combinar com a maioria das refeições. Fica excelente com molhos de carne, carne assada e queijos pouco maturados.
Melhor servido um pouco mais fresco do que a média dos tintos, entre 14° e 16°.