A cidade de Mâcon, baseada na rota que ligava Lyon à Alemanha durante a antiguidade, antes de ser chamada desta forma, foi nomeada de Matescense por Gregório de Tours, no século VI, o que explica a escolha do nome deste vinho.
A gama Matescence com seus rótulos coloridos e modernos e os seus vinhos decididamente frutados, foram criados com o desafio de ligar a história dos Mâconnais aos séculos passados.
As uvas 100% Gamay utilizadas no Matescense são cultivadas sob a certificação HVE 3, o mais alto nível de certificação High Value Ambiental, nos solos do norte dos Mâconnais, mais próximas das da Côte Chalonnaise do que da rocha de Solutré, onde o solo é formado por uma argila profunda e a Gamay de vinhas com mais de 50 anos, tem uma expressão muito singular, mostrando uma verdadeira tipicidade misturando frutas e especiarias.
Para extrair o máximo de fruta possível, este cuvée é vinificado durante um período de 7 a 10 dias exclusivamente em cubas de fermentação Ganimède – um método de alta eficiência energética, que permite que os próprios gases criados durante a fermentação sejam utilizados para fazer a remontagem (agitação do mosto), extraindo mais aromas, cores e sabores das uvas e garantindo uma vinificação muito mais suave e delicada e sem a necessidade de utilização de nenhuma energia externa.
Após a fermentação o vinho é então envelhecido sobre as borras durante 8 meses.
Com uma cor rubi muito brilhante, o nariz surpreende com a uma combinação de especiarias, em particular pimenta e alcaçuz e frutos pretos como cereja preta, groselha preta, mirtilo. Na boca é bastante frutado, redondo, mas também com uma potência generosa.
O Matescense Rouge é um vinho amigável para acompanhar pratos da cozinha familiar francesa, como charcutaria, quiches ou outras tortas salgadas, mas também é um vinho que combina muito bem com alguns pratos de outras culinárias do mundo, como a italiana, com as suas pizzas e massas e também a Chinesa, com frango, porco, camarão e cogumelos.