O Langhe Rosso 2018 da Tenuta Cucco
O langhe Rosso é um vinho especial, que foge dos padrões da região. É um italiano com alma de francês.
Tradicionalmente na Itália os produtores buscam utilizar as uvas autóctones de cada região, seja por tradicionalismo, ou pelas próprias regras das denominações em que estão. Diante disso, alguns vinhos nasceram do inconformismo dos produtores com estas limitantes e restritivas regras, que não permitiam que eles utilizassem outras uvas e fizessem os vinhos que tinham em mente.
Os vinhos feitos desta forma que inicialmente mais se destacaram foram os da Toscana e ficaram conhecidos como Super Toscanos, porém vinhos feitos com uvas internacionais também são produzidos em outras regiões, como este Langhe Rosso da Tenuta Cucco, que é feito no Piemonte, onde a uva Nebbiolo reina.
O Langhe Rosso é resultado de um corte das castas internacionais Merlot e Cabernet Sauvignon. As uvas são colhidas separadamente, quando totalmente maduras e deixadas para fermentar a uma temperatura entre 18-26° C. O processo de extração ocorre quando a fermentação é concluída.
Amadurecimento: Após a fermentação maloláctica os vinhos envelhecem em pequenos barris de carvalho (um terço de novos barris, um terço de segundo uso e um terço de terceiro uso) durante cerca de 12 meses. Os vários vinhos são então mesclados e harmonizados durante esta fase, criando algo novo e peculiar.
De cor vermelho rubi intenso com reflexos violáceos, seu buquê, fino e concentrado, contém frutas e flores, especialmente pequenas frutas e rosas.
Melhor servido entre 16 e 18 ° C.
Harmonização: Combinação perfeita de massas, risotos, receitas de carnes cozidas, queijos meio duros e charcutaria.