O Gavi DOCG 2021 da La Raia
O Gavi DOCG da La Raia expressa todas as características típicas da uva Cortese, aliada à tradição deste incrível terroir.
O solo nas vinhas localizadas ao redor da adega La Raia é calcário e argiloso, a cerca de 400 metros acima do nível do mar, com uma exposição sudoeste. Seu manejo segue a filosofia central da La Raia, que respeita os princípios biodinâmicos, cultivando as vinhas sem qualquer utilização de produtos químicos.
As uvas da variedade Cortese utilizadas na produção do Gavi DOCG se beneficiam do microclima típico da região, que concentra muito seus compostos e apresentam uma boa taxa de açúcar e uma acidez equilibrada. Este equilíbrio entre açúcar e acidez permite produzir um vinho branco muito agradável e fácil de beber.
As uvas são selecionadas diretamente na vinha e colhidas a mão no final de setembro. Após a seleção são desengaçadas e prensadas delicadamente. O mosto obtido é decantado à baixa temperatura. A fermentação alcoólica ocorre em pequenos tanques de aço inoxidável de forma controlada.
Após 15 a 20 dias, no final da fermentação, o vinho é transferido para outro tanque de aço inoxidável, onde permanece com suas leveduras por 3 a 4 meses. Após este período de amadurecimento o Gavi DOCG é então engarrafado.
Este procedimento de refinamento torna o vinho mais fresco e agradável de beber.
De cor amarelo palha, possui aromas minerais finos e delicados, com toques florais típicos da região de Gavi.
na boca é vivo, equilibrado e com uma acidez fresca, que aumenta a sua persistência e o torna bastante agradável de beber. O final é levemente amendoado.
Harmonização: Excelente como aperitivo, além de entradas leves com vegetais. É a combinação perfeita também para frutos do mar, carnes brancas e queijos frescos e jovens.
Melhor servido entre 10° e 12°C.