O estilo de vinificação de Pierre Girardin é pouco intervencionista, preservando a característica do climat e da safra. Poucos produtores empregam os cuidados para um vinho Village como Girardin.
De cultivo orgânico, as uvas Pinot Noir para o Côte de Nuits Village le Vaucrain são colhidas manualmente, perfeitamente maduras. Seus vinhedos de 35 anos de idade são plantadas no sul da comuna de Côte de Nuits em uma das melhores parcelas da região, logo acima do vinhedo Clos de Maréchale, no topo de uma colina na vila de Comblanchien, rodeados por 2 pedreiras que tornam esta zona mais fria e criam condições perfeitas para o cultivo da uva Pinot Noir.
Devido ao fato de ser um vinho orgânico o processo de fermentação precisa ser realizado com leveduras selvagens.
Após a fermentação com cachos inteiros o vinho passa por 9 meses de amadurecimento em barris de carvalho, 20% novos e mais 4 meses em tanques de inox.
O vinho não passa por nenhum tipo de filtragem e logo após o período de amadurecimento e estabilização o vinho é engarrafado e comercializado no ano seguinte.
De cor granada com alguns tons âmbar, possui aromas de frutos vermelhos e pretos como morango, groselha amora, e cereja, além de aromas mais terrosos que nos fazem lembrar o cheiro da floresta e dos cogumelos. É um vinho com taninos elegantes e de final longo, harmonizando muito bem com carnes assadas e/ou grelhadas e com queijos de pasta mole.
Potencial de guarda de 5 a 10 anos.