Mantendo-se fiel aos vinhos da denominação Saint-Émilion, o Château de Ferrand tem uma cor granada e um nariz intenso de frutas maduras e especiarias. É limpo logo que entra na boca, com taninos suaves.
Em seguida, desenvolve notas de frutas vermelhas muito maduras, groselha, framboesa e mirtilo e um final persistente e elegante.
A safra de 2017 no Château de Ferrand anuncia um vinho que felizmente escapou dos caprichos irreversíveis do clima e teve uma colheita de alta qualidade.
O terroir e a localização geográfica particular do Château de Ferrand no planalto argilo-calcário de Saint-Hippolyte ajudaram a impulsionar seu ciclo de crescimento. Para além do impacto das baixas temperaturas de abril (que atrasaram o crescimento da vinha), uma primavera amena e um verão bastante seco foram benéficos para o desenvolvimento da vinha.
A colheita chegou mais cedo graças às altas temperaturas do verão e aos baixos níveis de chuva. As uvas eram de tamanho pequeno e muito concentradas, porém os volumes de colheita foram satisfatórios e ofereceram excelente potencial de qualidade.
Após a colheita e vinificação, os vinhos são envelhecidos em barricas de carvalho francês por 14 a 18 meses, dependendo da safra, com 50% dos barris substituídos anualmente e provenientes dos melhores tanoeiros.
O equilíbrio é constantemente buscado para garantir que a fruta tenha lugar de destaque.
Durante todo o processo de vinificação, cada lote é provado regularmente e vários cortes potenciais são produzidos a única prioridade é criar vinhos finos da mais alta qualidade.
O Blend na safra de 2017:
86 % merlot
7 % cabernet franc
7 % cabernet sauvignon
Aos olhos o Château de Ferrand 2017 possui uma cor vermelha profunda, com toques de granada e roxo.
No nariz dá a impressão de uma maturação muito refinada com aromas florais, frutados e picantes. Na boca é muito limpo no ataque, seguido de uma explosão de fruta bem madura no palato. O poder e a complexidade são contrabalançados pelo frescor do cabernet franc e um final rico e voluptuoso.
Um vinho fino que combina densidade, redondeza e elegância.