Quenardel & Fils

Champagne Quenardel & Fils Reserve Brut

Valor

R$482,00

Fora de estoque - Entre na lista de espera e receba um e-mail quando o produto estiver disponível

Descrição

O Champagne Quenardel & Fils Reserve Brut

Os vinhedos da Maison Quenardel et Fils abrangem seis hectares e são compostos pelas três nobres variedades de uvas da região de Champagne. A Pinot Noir traz caráter e potência, a Chardonnay, tensão e finesse, e a Pinot Meunier proporciona suavidade e frutuosidade.

Assemblage: 60% Pinot Noir e 40% Chardonnay
Tirage: 45% de vinho base da safra 2019 e até 55% de vinhos de reserva de até 5 safras passadas
Disgorgement: 2022
Dosage: 3,2 g/l
Solo: Argilo-calcário

Vinificação:
Após prensagem fracionada, de acordo com as regras do método Champagne, são realizadas a decantação, a fermentação alcoólica em tanques e a fermentação malolática. O vinho base é então deixado para descansar em tanques de inox e barris (25%) por alguns meses antes do tirage e da “prise de mousse” (fermentação na garrafa).

A última colheita é mesclada com os melhores vinhos de reserva, com até 55% dos 5 anos anteriores e se beneficia de um envelhecimento prolongado na adega.

Produtor

Ao longo de cinco gerações de vinicultores, a Quenardel & Fils tem se dedicado ao compromisso de preservar as tradições de Champagne e Montagne de Reims, permitindo que os apreciadores desfrutem do estilo distinto dos champagnes que produzem.

A história da propriedade remonta ao século XIX, com suas magníficas caves abobadadas construídas em 1820 e a primeira garrafa de champanhe produzida por Alfred Ravez em 1863.

A história da Champagne Quenardel et Fils teve início com a família Ravez, que foi a primeira a possuir o domaine. A filha de Ravez casou e uniu-se à família Quenardel pouco antes da Segunda Guerra Mundial, dando à luz, em 1938, a Francis Quenardel. Em 1956, Francis juntou-se a seu pai em Verzenay para trabalhar nos 60 ares de vinhas que possuíam na época.

A gestão integral da propriedade foi assumida por Francis em 1965, após o plantio de videiras em diversos terroirs de qualidade ao redor de Reims, expandindo a propriedade para 7 hectares. Em 1989, Francis adquiriu de seu primo Jean-François Ravez, a casa e as caves na Place Carnot. Na década de 1980, Christel Quenardel, uma das filhas de Francis, uniu-se em matrimônio a Jean-Christophe Faucomprez e em 1993, o jovem casal tomou as rédeas da propriedade. Duas décadas mais tarde, em 2014, confiaram a gestão dos vinhedos e do precioso domaine à Família Labruyère, proprietária do Domaine Jacques Prieur em Meursault/Borgonha, do Château Rouget em Pomerol/Bordeaux, J.M Labruyère também em Champagne e do Domaine Labruyère, um dos pioneiros em Moulin-à-Vent/Beaujolais.

Com uma experiência de mais de uma centena de anos, a família Labruyère trás para a Quenardel & Fils, uma visão “borgonhesa”, focando na produção de uvas de altíssima qualidade e na diferenciação dos terroirs, afinal, antes de virar um champagne, é necessário um vinho base de qualidade excepcional.

Champagne não tem a reputação de ter solos “vivos”, de diferentes terroirs, no entanto, há alguns anos uma onda crescente impulsionada pela nova geração iniciou uma tarefa formidável que está ditando as tendências desta região e agora, seguindo este foco e graças à nova cave de fermentação da propriedade, concluída no final de 2015, a Quenardel & Fils é capaz de vinificar cada parcela individualmente.

Por outro lado, uma das tradições mantidas com firmeza pela Quenardel & Fils é o envelhecimento prolongado de todas as cuvées. As champagnes da Quenardel & Fils somente são disponibilizadas no mercado após longos anos de repouso nas históricas caves, ultrapassando consideravelmente o tempo exigido pela legislação para champagnes dessa classificação.

Atualmente, a ambição da Familia Labruyère e do domaine é posicionar-se entre a elite dos chamados “Grower’s Champagne”, combinando tradições, técnicas avançadas de vinificação e uma abordagem específica do vinhedo para realçar cada um dos terroirs que possuem na incrível região de Champagne.