Pouilly-Fuissé é uma denominação de 767 hectares localizado no sul da Borgonha, distribuídos em 4 comunas, produzindo apenas Chardonnay.
Os vinhedos de Pouilly-Fuissé ganharam um novo status em 2020, quando 22 de suas melhores parcelas, incluíndo o “Les Crays”, foram oficialmente classificadas como Premier Cru, um reconhecimento inédito para a denominação. Essa reclassificação ocorreu após uma longa análise baseada na qualidade do terroir, incluindo fatores como composição do solo, inclinação, drenagem e histórico de excelência na produção. Com isso, Pouilly-Fuissé se junta a outras regiões prestigiadas da Borgonha que distinguem seus vinhos de maior expressão, elevando ainda mais o prestígio e a valorização dos produtores locais.
O solo do vinhedo Les Crays é muito raso e pedregoso, o que limita significativamente o crescimento das uvas e sua coloração vermelha deve-se à alta concentração de óxido de ferro. Os vinhos produzidos nesse terroir podem apresentar um perfil um pouco austero e pesado, portanto, para evitar que este Pouilly-Fuissé tenha essas características, são utilizados uvas no ponto ideal de maturação e seus sucos pouco decantados e bastante ricos em borras. O resultado é uma grande expressão da fruta e muita precisão aromática.
Produzido apenas com o mosto flor (o primeiro suco que escorre das uvas, antes mesmo delas serem prensadas), o Pouilly-Fuissé 1er Cru “Les Crays” é 100% vinificado em barricas de carvalho francês, desde a fermentação alcoólica até o amadurecimento, que ocorre por 8 meses, sendo apenas 25% de barricas novas.
Como resultado, o nariz revela aromas marcantes de uvas frescas, com a madeira perfeitamente integrada, trazendo frescor e complexidade ao perfil aromático. No paladar, é um vinho rico, graças ao trabalho realizado sobre as borras, poderoso e perfeitamente equilibrado.